- Missões
- Missões
- República da Guiné-Bissau
OBREIROS DA WEM CONSTRÓEM ESCOLA EM GUINÉ-BISSAU; LÍDER ISLÂMICO OFERECE APOIO E AJUDA
Sob a grandeza do amor, uma escola sai da palha para se transformar em um enorme e vistoso prédio de alvenaria na Guiné-Bissau. Com cerca de 190m quadrados, a nova escola empolgou ainda mais as cerca de 160 crianças matriculadas, e renovou os ânimos na região. Também um poço artesiano alegrou moradores do sul do país.
Com 190m quadrados, divididos em 5 espaçosas salas de aula, o novo prédio foi erguido sob a grandeza da frase “só o amor constrói!”. As mudanças provocadas com a mensagem implícita no prédio erguido na savana, ocasionou um despertamento de interesse junto à WEM por líderes regionais.
Todas as atividades são lideradas pelos missionários Osias Oliveira dos Santos e sua esposa Diana Teixeira de Oliveira. Eles trabalham com a implantação de igrejas, totalizando atualmente 30, e respectivos obreiros, todas com Escola Dominical.
Homens de prestígio religioso do islã e respeitados pelo presidente do país, reagiram sem economizar elogios e pedir ao presidente da WEM, pastor Carlos José de Melo, novos investimentos.
CAMPANHA MOVIDA PELO AMOR
Sob o impulso de um sonho a se realizar, de uma escola para crianças, o tempo ofereceu essa oportunidade à pedagoga Rute Nunes Góes, diretora da Escola Wem-Brasil em Pirassununga, e
professora Universitária na Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (Fatece).
Ela deu início à campanha de construção da escola em Guiné-Bissau por meio da oração, em busca de orientação para começar. O projeto surgiu com a venda de camisetas (t-shirts), para arrecadar fundos.
Na época, as crianças da aldeia eram alfabetizadas em precárias palhoças e sentadas em troncos. “Pensei na venda de 200 t-shirts, mas coloquei a meta de 500. Fiz vídeos na internet, conversei com amigas e cheguei até às amigas das amigas”, ressaltou Rute.
Cerca de 1 ano e 6 meses depois, ela foi até o local na África, para a inauguração da mais nova escola Wem-Brasil. Lá ela se impressionou com a alegria, danças, cores, não obstante a notável pobreza.
“Quando vi a escola pronta, senti uma emoção parecida com a que vivi quando meus filhos nasceram”, enfatizou. No local, um professor, igualmente empolgado, disse-lhe que "o mundo todo sem escolas não é nada".
Com o impacto causado pela feliz realização, Rute ampliou seu projeto e pretende construir escolas pelo mundo. “Vamos construir em Poel, região sul da Guiné-Bissau, voaremos para o Nepal, para salvar meninas da escravidão sexual, e também na Indonésia, ‘até os confins da Terra"’, declarou.
A própria Rede Globo reconheceu a importância e abrangência dos avanços da obra (confira)
FATOS EXTRAORDINÁRIOS
Pastor Carlos José, presidente da WEMBRASIL (https://wembrasil.com.br/), destacou fatos que realçam o milagre. Segundo ele, tudo isso evidencia a presença e aprovação divinas em realizações sérias e compromissadas com o “Ide” de Jesus.
“A viagem missionária à Guiné-Bissau trouxe extraordinária visão de milagres nos campos missionários, tanto em Bañira II quanto em Quebo e Poel”, completa o presidente da WEM.
Uma lista de conquistas autentica o que pastor Carlos tem enfatizado. Dentre elas estão a construção da nova escola em Bañira II, resultado da venda de camisetas e apoio de mantenedores.
Por outro lado, a obra de escolas em Quebo e o novo projeto de corte e costura já registrou o primeiro milagre. Um dos pontos preponderantes a evidenciar a ação direta divina está na cessão do local, cedido pelo feiticeiro Jambacuz. E pessoas tem se entregado a Cristo. Em um dos cultos, 18 pessoas se decidiram por Jesus.
EM POEL LÍDER ISLÂMICO OFERECE APOIO
Uma reunião em Poel, contou com a presença de líderes islâmicos da Província, especialmente o “Homem grande”, um régulo de grande influência na província, e todos seus 3 filhos.
Alem do destaque dos presentes, ocorreu o milagre em que o “Homem grande”, com 96 anos de idade, estava enfermo e sem sair de casa havia um ano. Entretanto, ao receber o convite dos missionários, que atuam na Aldeia de Poel, Freddy e Raquel Schaffer o líder islâmico foi curado. Ele levantou-se e foi ao evento.
No mesmo local foram registrados outros fatos extraordinários, pois esse mesmo homem, como evidente autoridade reconhecida e respeitada, chegou a pedir por mais escolas e igrejas.
“Nosso povo sofre, mas vejo vocês ajudando-o, e se quiser se converter (ao cristianismo) eu o apoiarei”, disse o régulo e líder islâmico, e ainda ofereceu terras para os projetos.
Além disso, durante o encontro, em que o pastor Carlos pensava falar ao povo em geral, 10 homens se aproximaram e disseram-me: ‘Somos líderes das aldeias vizinhas e viemos ouvir vocês e apoiar os trabalhos e ainda pedir mais (igrejas, escolas, água - poços artesianos - para nosso povo”’, frisou pastor Carlos José.
Depois de todo esse registro, o presidente da WEMBrasil foi ainda convidado a esperar o primeiro-ministro de Guiné-Bissau que, no dia seguinte, estaria no local.
POÇO ARTESIANO
Na mesma semana, um dos objetivos dos missionários foi concretizado com a perfuração de um grande poço artesiano, em Quebo. A alegria envolveu mulheres, crianças, a escola e o todo o povo, onde está a Base Missionária da WEM, na Região de Quebo, sob a direção dos
missionários Raquel-Freddy Schafer, líderes da Wembrasil e que atuam no sul do país, há 21 anos.
Ainda na região de Quebo, os missionários dão assistências a grupos de alunos, como na Escola Campos Irmãos, cujos responsáveis são os missionários Freddy Schafer e sua esposa Raquel Schafer.
OUTROS DESAFIOS
As escolas estão nos bairros Quilelé, com 417 alunos matriculados, Djogoró com 256 alunos, e Aldeia de Bañira II, com 160 matriculados, totalizando quase 600 alunos. Com exceção de Bañira II, todas as demais escolas são de palhas e aguardam o momento para a construção de prédios em alvenaria, conforme ardente desejo do pastor Osias oliveiras dos Santos.
Fotos-legendas:
Estruturas precárias, que desfiavam os alunos, depois de andarem até 20 quilômetros em busca do conhecimento
Sequência da construção do prédio da escola em Bañira II, desde a fabricação dos tijolos
Inauguração de poço artesiano, construído pela WEM, que passou a jorrar água ao povo
Camisetas - as t-shirts - da campanha para a construção do prédio
Grupo de membros da WEMBrasil, liderados pelo pastor José Carlos de Melo, coronel da reserva da Aeronáutica
Missionários Osias Oliveira dos Santos e sua esposa Diana Teixeira de Oliveira
Missionários Freddy Schafer e sua esposa Raquel Schafer
Comentários: